Monday, January 14, 2008

Desabafo

É engraçado que, em todos os lugares que eu vou, as pessoas, ao saberem que sou vegetariana, tentam logo arranjar argumentos para que eu não o seja mais. É como se, ao não comer carne, eu estivesse agredindo alguém, e assim todos tentam rapidamente encontrar falhas nas minhas teorias -e na prática.
De fato, parece que todas as pessoas pensam igual. Quer dizer, você pode até supor que encontrará argumentos diversificados e convincentes, mas são sempre os mesmos! Geralmente relacionandos ao fato de que as plantas também são seres vivos e de que comer carne faz parte da cadeia alimentar, é algo natural. Ótimo. Então eu sou uma anormal idiota e sentimental só porque sou vegetariana. Pelo menos é isso o que as pessoas parecem pensar.
Aliás, quem pediu opinião sobre a minha dieta? Quer dizer, eu não saio por aí falando para todo mundo que come carne que eles são uns assassinos sem coração -já que isso não é verdade. Tá, talvez eu comente uma coisa ou outra com meus amigos, mas eu não tento convencê-los a serem vegetarianos. Então por que as pessoas insistem a tentar me convercer de que o que eu estou comendo -ou não -é errado?
Sabe, eu já ouvi coisas absurdas. Absurdas mesmo. Já me falaram que é meu dever comer carne porque as vacas colaboram com o efeito estufa. E quem me falou isso foi um médico. Cirurgião. Também que, já que os animais já estão mortos mesmo, por que eu não os como logo? Ou que a gente não consegue viver sem carne. Certo, e eu estou viva como??! E bem mais saudável do que muita gente aí!
Além do mais, e se eu quiser ser uma idiota sentimental mesmo? E aí? O que essas pessoas tem a ver com isso? Quer dizer, não vivem me dizendo que eu sou tão inteligente? Então respeitem o meu raciocínio e a minha decisão, mesmo que eu não o seja! Quem não está comendo carne sou eu e pelos meus motivos -que, ironicamente, né, são importantes para mim -, então simplesmente parem de achar isso engraçado e de achar bonitinho também. Para mim, ser vegetariana é uma coisa bem séria, mesmo que traga poucas consequências para os seres que eu realmente estou me importando aqui, os animais.
É por que irrita, sabe? Cada dia é uma pessoa diferente...


Ótimo. Vão cuidar de seus cachorrinhos que, para mim, já está tudo bem. Cansei de tentar explicar o porquê de eu estar evitando a morte de alguns seres, mesmo que poucos.

No comments: