Tuesday, January 29, 2008

Correções alheias

"E, além do mais, ainda ficava fazendo caras e bocas toda vez que ele falava alguma coisa errada em português... Por isso que não dá certo."
"Aff, que rídiculo! Será que as pessoas se valorizam ao ponto de julgar e corrigir as outras pessoas?"
"Hmm, você ainda é muito nova, ainda não viu nada."
Não, falando sério, uma das coisas que eu mais ODEIO é quando alguém corrige o português de outra pessoa. Tá, se for em uma prova, algum documento ou trabalho, sei lá, aí tudo bem... Mas na internet ou quando a pessoa está falando??? Afinal, nesses casos, usamos o português coloquial, e, sabe, português coloquial não se corrige. Quer dizer, quem é que sai por aí falando "Dê-me..." ou "Ponha-me" e etc, etc??? É a mesma coisa de falar uma palavra errada ou usar o plural errado, que seja... Ainda considerando que, em nosso país, são pouquíssimos aqueles que conseguem receber uma boa educação e sabem todas as regras gramaticais -acho que esses últimos nem existem. E, além do mais, o idioma está em função do povo e não o povo que está em função do idioma. Se a língua faz parte da identidade nacional, e essa identidade representa o povo de uma nação, então o povo é que cria a língua. Afinal, já teve uma época que "você" era errado e coloquial...
É por isso que eu acho a maior falta de humildade e uma atitude super arrogante quando alguém dá risada de outra apenas porque esta falou "pentiar", "a gente fomos" ou "as coisas é". E olha que eu adoro gramática e português e, por isso, percebo logo esses erros... mas dar uma de superior só porque a outra pessoa falou errado porque não sabe ou por outro motivo qualquer?? Ah, fala sério!! Eu também erro, todo mundo erra!
Isso é RIDÍCULO.

1 comment:

Anonymous said...

Por que nao:)