Tuesday, December 23, 2008

Então é Natal II

Nossa, que revolta... hahaha

Mas estou sem criatividade suficiente para escrever algo novo. Ainda mais porque acredito que o que escrevi no dia 25 de Dezembro de 2007 ainda é válido para esse 25 de Dezembro de 2008. Talvez com um pouco menos de revolta, mas continua válido =)

A hipocrisia das pessoas me assusta. Não que eu também não seja hipócrita; longe disso, acho que sou a mais alienada de todos, já que sei, mas continuo fazendo e não tento mudar a situação.

Estou falando do Natal, claro. Sobre o que mais é permitido falar no dia 25 de dezembro? Natal apenas. Suposto nascimento de Jesus Cristo, mas acho que até o valor simbólico disso já se perdeu. Agora é uma data comercial assim como o dia das mães e dos pais e dos namorados...
Não que eu seja religiosa e considere isso uma heresia. Admiro o Jesus-homem, um pensador fantástico e extremamente avançado para seu tempo, pregando a igualdade e a fraternidade. O primeiro socialista, por assim dizer! Mas o Jesus-deus... Bem, acho que a atribuição do divino a Jesus lhe tira parte considerável de sua grandeza. Quando falamos que ele é divino, é como se justificássemos seus atos; quando falamos que ele é homem, estamos demonstrando que ele era como nós e que, consequentemente, qualquer um de nós poderia ser como ele.
A questão, porém, não é de crer ou não em Deus ou em Jesus divino, a questão é de princípios. Princípios religiosos, se você preferir. As pessoas passam uma semana ou mais se preparando para o Natal, compram enfeites, decoram a casa, preparam uma ceia gigantesca, sem falar dos presentes. No dia 24 de dezembro, colocam para tocar um cd de músicas natalinas, todos se arrumam para a noite de gala, passam perfume, tiram fotos... Até a hora da prece. Sim, tem a prece. E sabe o que elas pedem? Um feliz natal para todos! Agradecem a Deus/Dinheiro pelo banquete que Ele lhes proporcionou, pela maravilhosa ocasião de estar a família reunida... Contam histórias sobre o nascimento de Jesus, sobre sua vida e seus atos. Falam de sua bondade para com todos!
Mas o pior de tudo é que elas pedem pelo mundo, pedem pelos outros, pedem a Deus para cuidar das outras pessoas! Falam da pobreza no mundo e continuam comprando as coisas mais caras e inúteis apenas porque é aniversário de Jesus Cristo! Mas como falar em Jesus em tais condições? Como falar dele e de suas pregações humanitárias assim? Eu nem sou religiosa e nunca li a bíblia inteira, mas até eu sei que isso vai contra os ensinamentos dele! Não foi Jesus que foi até um mercado e destruíu tudo por causa da fartura e de outros princípios "burgueses" em plena casa de seu pai? Para mim, o mesmo aconteceria se ele visse a mesma fartura e os mesmos princípios na comemoração de seu aniversário, uma data religiosa.
E, aliás, quantas pessoas estão passando fome naquele exato momento? Estão com frio debaixo de uma ponte, estão morrendo em campos de refugiados ou estão roubando para conseguir sobreviver? E no mesmo momento em que essa família está alí, reunida na fartura, na hipocrisia e nessa fé estúpida de que Deus vai resolver todos os problemas do mundo para tirar o peso da culpa de suas mentes...

2 comments:

Unknown said...

Há os que simplesmente sabem disso e não se preocupam muito com a hipocrisia reinante.

O mundo tem suas praticidades, no capitalismo isto é corrente e, pasmem, funciona! Que tal uma data para ser misericordioso e altruísta? Mas não se esqueça de dar presentes (e recebê-los), afinal, os sentimentos são um ótimo estímulo para girar a roda da economia.

Agrego à pertinência das suas observações acerca do Natal uma simples reflexão: não deixe quedar o seu sentido pessoal do Natal. Compreenda que de fato, nada neste mundo é perfeito, nada é como deveria, se é que de fato deveria ser de alguma forma exata, não é mesmo?

Feliz Natal!

Tulio Bucchioni said...

Pouts, mto boa reflexão Clare!
Concordo em gênero, número e grau.
É o que eu sempre penso tbm: Natal é uma data supostamente para religiosos e msm assim talvez nem eles saibam aproveitar a coisa como ela foi sugerida...Compaixão que é bom...