Wednesday, June 11, 2008

Preparando Pequim

Eu estava dando uma olhada no site da WSPA (The World Society for the Protection of Animals) quando uma notícia me chamou a atenção: "WSPA urges rethink on Beijing cat cull". O que está acontecendo na China, mais especificamente em Pequim, é o seguinte: o governo está promovendo a matança de gatos de rua por causa das Olimpíadas.
Na verdade, os gatos, que estão em grande número na cidade, são rodeados e levados para locais de onde não mais retornam. A suspeita é a de que são mortos de forma brutal.
O engraçado -ou não -é que fatos do tipo nunca são bem noticiados. Ninguém nunca fala sobre o destino dos animais envolvidos no mercado de peles -que, geralmente, são deixados sem pele mesmo para morrer em qualquer lugar ou servem de ração para os outros animais -, sobre como é a maioria dos treinamentos aos quais os animais de circo são submetidos -envolvendo sofrimento físico e psicológico -ou mesmo sobre como ocorre o abate de milhões de animais que servem de alimento*.
Será que é por falta de interesse? Já que muitos acham que esses assuntos são para aquelas pessoas alternativas e sensíveis, que ficam abraçando árvores, e etc etc...
Ou será que é porque as pessoas preferem ficar na ignorância? E eu não digo "ignorância" no sentido pejorativo, mas sim no de não estar ciente dos acontecimentos. Afinal, como uma professora minha de História me falou há muitos anos, "Feliz é o ignorante, pois ele vive na doce ilusão de não saber a verdade".
De qualquer jeito, assim como a WSPA, acredito que os visitantes das Olimpíadas se importariam bem mais com o fato de que um "extermínio" de animais está entre as preparações para a chegada deles do que com a presença de gatos andando pelas ruas.
*E eu não estou nem sutilmente insinuando que todos devem se tornar vegetarianos; apenas acho que existem formas mais humanas (e é "humanas" mesmo) de se promover a morte de um animal do que as que majoritariamente imperam nos abatedouros do Brasil e do mundo.

3 comments:

Egon Henrique said...

obrigado pelas palavras ^^

feliz dia dos namorados pra ti também

bjos

Fontes said...

Pequim vai ser estranho. Os chineses são estranhos. É provável que essa olimpíada dê alguma merda, tipo algum protesto com algumas mortes na frente das câmeras.

E não, não acho que as pessoas vão ligar para o massacre de gatos de rua quando virem aquele maravilhoso, estupendo, magnífico, mais-que-demais cubo gigante que eles construíram.

Texto interessantíssimo, como todos os outros, Clara.

Tulio Bucchioni said...

Clare!

Você e sua humanidade pulsante produzindo um texto forte - como você!
Realmente, a sua conclusão foi a mais óbiva: será que as pessoas se importariam mais com um massacre de gatinhos ou com gatos saltitantes??
É rezar pela segundo opção.