Wednesday, June 18, 2008

Conveniência

"O senhor reclama que os EUA são alvo do terrorismo porque defendemos a democracia, a liberdade e os direitos humanos. Que absurdo, Sr. Presidente ! Somos alvos dos terroristas porque, na maior parte do mundo, o nosso governo defendeu a ditadura, a escravidão e a exploração humana. Somos alvos dos terroristas porque somos odiados. E somos odiados porque o nosso governo fez coisas odiosas. Em quantos países agentes do nosso governo depuseram líderes popularmente eleitos substituindo-os por ditadores militares, fantoches desejosos de vender o seu próprio povo às corporações norte-americanas multinacionais ? (...) O povo do Canadá desfruta de democracia, de liberdade e de direitos humanos, assim como o povo da Noruega e da Suécia. Alguma vez o senhor ouviu falar de ataques a embaixadas canadianas, norueguesas ou suecas? Nós somos odiados não porque praticamos a democracia, a liberdade ou os direitos humanos. Somos odiados porque o nosso governo nega essas coisas aos povos dos países do Terceiro Mundo, cujos recursos são cobiçados pelas nossas multinacionais."

Estraído de "Por que é que o mundo odeia os EUA?", carta enviada pelo bispo americano e ex-combatente do Vietnã Robert Bowan ao presidente dos Estados Unidos da America, G. W. Bush.


***



Na foto, o último "rei negro", Mobutu Sese Seko. Mobutu subiu ao poder com ajuda americana e serviu de comandante-fantoche por muitos anos, já que o ex-Zaire -atual República Democrática do Congo -é um dos países com mais riquezas naturais da África.
Apesar de seu regime extremamente ditatorial e sangrento, os Estados Unidos continuaram a apoiar Mobutu por décadas. Quando ele já não era mais conveniente, entretanto, os americanos voltaram a entrar no país, causando a queda do tirano. Não é preciso dizer que o saldo dessa "brincadeirinha" foi de milhões de mortes, certo?

1 comment:

Tulio Bucchioni said...

Nossa, será que eu tive um deja vu ou o caso é realmente parecido com o Iraque e Saddam? Coincidência, não!
Aee Clarinhaa...Seu futuro como correspondente internacional já está traçado!rs
Beijoooo