Friday, March 28, 2008

Paz

Refiro-me, nessas linhas, à paz intramuros do Brasil, o que já se trata de um gigantesco desafio, não incluindo a paz entre países. Circula na internet uma propaganda que seria do publicitário Washington Olivetto, sobre exatamente esse tema. Muito bem redigida, a mensagem da propaganda, que é composta basicamente dela, diz em certo ponto: “Pegue o estoque de paz que você ainda tem em casa e use no trânsito, use na fila do banco, use no elevador, use no futebol.” O amigo que me mandou essa propaganda, na última vez, a remeteu com um bilhete dizendo que ficou emocionado pela beleza do poema, referindo-se à mensagem, e pela grandeza dela.
A maioria das pessoas não se dá conta que, com certa freqüência, na natureza, uma ocorrência é função de vários fatores, que atuam simultaneamente para ela existir. É de causar espécie ver o reducionismo com que pessoas analisam uma qualquer ocorrência, admitindo uma única causa para explicá-la, o que nos permite desconfiar que essa atitude esconde algo mais que uma simples distração.
A paz tão apregoada nesse comercial e em camisetas na Vieira Souto no Rio e em faixas nas sacadas de prédios de alto poder aquisitivo é, na realidade, função de diversos fatores, como o caráter de cada cidadão, o equilíbrio emocional de cada um, a repressão para proteger a sociedade dos indivíduos de instinto mau, a justiça social, o modelo transmitido para a sociedade pela elite e outros que estou esquecendo.
Por que será que o Olivetto não colocou “Pegue o estoque de paz que você ainda tem em casa e use no trânsito etc.” e não complementou com “no ato de pagar salários”? Por favor, não me digam que o valor dos salários é ditado pelo mercado, porque eu estou falando de distribuição de lucros, de melhoria da distribuição de renda e de justiça social. Parece-me que o Olivetto não quer, no seu comercial, tocar nesse ponto, que, aliás, só é tocado em poucas das análises da causa da violência.
De tanto se discutir, hoje, sobre essa questão, quem continuar reivindicando somente aumento da repressão, estará contribuindo para o aumento da violência, pelo argumento agredir as bases de um diálogo entre classes indutor da paz. Isso tudo sem negar que uma das ações necessárias possa ser o aumento da repressão para quem a merece receber. Mas, sem justiça social, não há, também, a paz tão justamente desejada. Justiça social e repressão aos maus caráteres da sociedade são duas condições necessárias para a paz, mas, isoladamente, cada uma delas não é suficiente.


Paulo Metri, diretor do Instituto Solidariedade Brasil.

No comments: