Friday, February 13, 2009

Um relato


"Eu me sento com as crianças. As roupas delas têm tantos buracos. Elas estão caindo aos pedaços. As crianças não têm sapatos. Eu peço ao tradutor para por favor falar, 'Vocês têm passado por muita coisa. Vocês têm sido muito fortes'. Alguns sorriem. Outros inclinam a cabeça. Elas querem que eu saiba que elas faltam escola. 'O que elas precisam?'.'Primeiro comida e então água'. 'Elas têm algum remédio?' 'Não'. Eu noto muitos cortes. O olho de uma menina pequena está fechado e inchado como uma bola de golfe. Talvez um inseto. Nenhum médico está aqui para examinar o olho.

'Antes da luta, como era a vida de vocês?'. Escola, muitas frutas. Algumas não sabem aonde os pais estão. Elas esperam que estejam vivos 'em Chad ou no Oriente Médio'. 'Algumas de nós são orfãs vivendo com outras famílias'.

Elas me contam como foram mal-tratadas. Abda foi amarrado pelo pescoço e surrado e depois abandonado para morrer. Seu pai foi morto pelos Janjaweed. Ele tem dez anos de idade.

Elas estão preocupadas de ficar frio nos próximos dias. Eu perguntaria o que normalmente pergunto. O que você quer ser quando crescer? Ou qual o seu esporte favorito ou comida, etc. Mas perguntar a essas crianças seria cruel. Elas não têm infância e nem esperança.

Elas apertam mãos e tocam corações. Eu faço o mesmo.

Eu prometo que encontrarei um modo de ajudar, mas mesmo enquanto digo isso me sinto desamparada".

Angelina Jolie, embaixatriz da UNHCR, em um diário da sua ida ao Sudão.
Foto: Angelina conversando com mulheres refugiadas no Chad, vindas de Darfur, no Sudão.

1 comment:

Du Graziani said...

Realmente, Clara, esse retrato é desolador. Comprei a coleção da Folha de grandes fotógrafos e chegou a edição de refugiados. Acho que vai servir e muito pra vc.
Quando chegar, me cobre.

Saudades.
Beijao