Thursday, January 01, 2009

E quando vamos acordar de verdade?

"Today is the first day of the rest of our lives.
Tomorrow is too late to pretend everything's allright."
Nunca fui muito de acreditar nisso de "Reveillon". "Acordar" em francês, certo? Mas o acordar de que? De um novo ano? De um novo mundo, talvez? E desde quando a passagem da folhinha faz alguma diferença nas coisas do mundo? E desde quando usar um novo calendário muda alguma coisa? Eu me sinto exatamente da mesma forma que eu estava me sentindo há umas horas... As guerras também continuaram. As pessoas que estavam com fome continuaram com fome. As que estavam com medo continuaram com medo. E as que estavam morrendo talvez já estejam mortas.
Mas... não sei... Talvez eu é que tenha mudado, pois andei pensando sobre isso de "Reveillon". Isso de acordar... E, sabe, faz sentido: "today is the first day of the rest of our lives"... ou "of the rest of the year", quem sabe. Então, seguindo as minhas viagens mentais -que nem vou me dar ao trabalho de colocar aqui, porque elas são incompreensíveis até mesmo para mim -, tive vontade de fazer desejos de ano novo. De ter esperanças, de fazer planos, essas coisas que todos fazem.
Coincidentemente ou não, eu estava de branco. Branco e preto, pra ser mais exata. E "coincidentemente" porque meus desejos foram relacionados à paz. É... Mas, pra falar a verdade, eu me senti meio boba desejando essas coisas. De paz no mundo, de paz no Oriente Médio... E acabei voltando pro mesmo ponto, o de não acreditar em "Reveillon", nesse acordar...
Mas, secretamente, espero que 2009 seja diferente. Que tenha menos guerras, menos morte, menos fome, menos corrupção. Menos gente inocente morrendo por causa do fanatismo dos outros. Menos gente desesperada caindo no fanatismo. Menos gente caindo no desespero... Menos gente sofrendo. Que seja mais Palestina. Que seja mais Darfur. Que seja mais Afeganistão. Que seja mais Mulher. Que seja mais... Humano. Que tenha mais Amor.
Música: "Church on Sunday", Green Day.
obs: e, sendo um pouquinho egoísta, que 2009 seja mais Jornot 08 também ;)

No comments: