Friday, August 15, 2008

Pelo direito de todos

Estudantes vegetarianos da Universidade de São Paulo pedem cardápio alternativo

Segundo o COSEAS, a Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo (campus da capital), “a Divisão de Alimentação recebe inúmeros pedidos dos usuários vegetarianos”. Estes usuários dos restaurantes da universidade, que já representam uma parcela considerável do total de estudantes que freqüentam o “Bandejão”, não apenas querem saber sobre a composição dos cardápios, mas também sobre uma questão que tem recebido cada vez mais destaque no cenário universitário: a adoção de opções vegetarianas em todos os restaurantes do campus.

Tendo um acompanhamento profissional competente –que possibilita a inclusão de opções para diabéticos e ainda a divulgação do valor calórico de cada alimento -, o “Bandejão” da USP é capaz de atender, de fato, as carências nutricionais de uma pessoa que se alimenta de carne. Para os vegetarianos, porém, a ausência da principal fonte de proteínas, vitaminas e minerais gera uma deficiência alimentícia grande, já que eles passam a se alimentar de apenas arroz, feijão e dois preparadas de verduras e legumes.
Essa deficiência geralmente decorre de baixas quantidades de Ferro e de algumas vitaminas do Complexo B –como a B12 -, o que pode levar àqueles que adotam a dieta vegetariana a desenvolver uma anemia ou ainda inúmeros outros problemas de saúde. E, mesmo que procurem em complementos alimentares –pílulas –os nutrientes que lhes faltam, a absorção dos mesmos é muito mais eficiente quanto presentes em algum alimento propriamente dito. Assim, a presença de opções sem carne acaba se tornando algo extremamente importante para a saúde dos vegetarianos.
Preocupados justamente com essas questões e respondendo aos constantes pedidos, opções com proteína vegetal texturizada, arroz integral e uma maior variação de verduras e legumes foram adotadas no Restaurante da Física, um dos cinco restaurantes localizados na Cidade Universitária. “O problema”, como diz Juliana Barbosa, estudante de Medicina da Universidade de São Paulo, “é que o Bandejão da Física fica longe da maioria dos cursos e é muito pequeno também”. Ou seja, apesar de ser adequada aos pedidos e necessidades dos vegetarianos, essa medida ainda não foi suficiente –ainda mais para estudantes como Juliana, que, para usufruir o serviço de alimentação da universidade de uma forma adequada a sua dieta, precisa se locomover do campus da Faculdade de Medicina até a Cidade Universitária, já que o restaurante local não apresenta tais opções alternativas.
“Sugiro que todos os vegetarianos da USP e aqueles que se compadecerem pela nossa causa se unam para reivindicar a opção vegetariana em todos os bandejões!”, continua Juliana. Afinal, mesmo sendo uma escolha extremamente pessoal, a adoção de uma dieta sem carne e a prática saudável dessa mesma adoção representam algo muito maior do que a preocupação de um grupo específico de estudantes da Universidade de São Paulo; representam o direito que as pessoas têm de exercer suas diferenças e de seguir seus ideais com liberdade. Essa é, portanto, uma luta de todos.

No comments: