Sunday, April 13, 2008

Lições da História

Há coisas que a humanidade não pode esquecer: a escravidão negra, o holocausto, os inúmeros genocídios africanos, as Grandes Guerras, o comunismo soviético, o atentado de 11 de setembro, as muitas invasões ao Oriente Médio, o domínio inglês dos chineses pelo ópio, o genocídio indígena nas Américas, todas as ditaduras militares...
O motivo para isso é simples: ao conhecer o passado, o homem talvez possa não voltar a cometer os mesmos erros e consiga evitar que os mesmos aconteçam.
A questão está justamente aí: ou as pessoas se esqueceram de todas as desgraças da humanidade ou então são "malvadas" -como diria a Veja -a ponto de causar mais uma vez acontecimentos semelhantes. Eu prefiro dizer que são gananciosas.

Ou talvez a resposta seja um pouco mais complexa -ou ainda, quem sabe, não haja uma resposta para isso. Afinal, a perseguição palestina-ou propenso "holocausto", segundo o governo israelense -já dura décadas e ninguém faz nada para impedi-la... e o engraçado -ou desesperador -é que ela é perpetrada por aqueles que também sofreram uma perseguição no passado.

Não sei... Talvez Freud explique ;)

Mas esse não é o momento de fazer piadas. Não quando tanto está em jogo.

1 comment:

Egon Henrique said...

eita.. lizzie belo tema em.. parabens

lizie posso te linkar???????
me linka?????

eu ainda nao sei fazer isso hehehehe
:(

mas gostei do teu blog.. e quero linkar o diaxo viu :)

bjs