Thursday, June 21, 2007

Por que eu amo meu país

Quando eu era pequena, costumava cantar o Hino Nacional toda segunda-feira, na escola. Passado um tempo, só usava o verde e amarelo em época de copa. Depois, percebi que as pessoas preferiam usar a bandeira de outros países do que a do Brasil. Foi assim, vendo a carência de meu país, que aprendi o porquê de amá-lo.
Amar o Brasil não é apenas se deleitar com suas praias paradisíacas, seu alegre carnaval e seu sucesso no futebol; é também conhecer a sua miséria e, mesmo assim, continuar a amá-lo. Com isso, deixei de lado minha euforia patriótica à cada vez que a seleção fazia um gol por um sentimento mais profundo, porque sei que amar o Brasil não é apenas meu dever de brasileira, mas também é necessário.
O Brasil precisa de mim. Em um país tão grande aonde as pessoas se unem para conseguir terra; tão farto, mas que não fornece alimento a sua população; tão rico, que deixa seus filhos nas favelas, é óbvio que algo está muio errado. Assim, eu não quero me juntar ao extenso grupo de brasileiros que odeia o Brasil -apesar de saber que seria muito mais fácil - porque sei que posso ajudar o meu país, que posso contribuir. E para fazer essa diferença, eu o amo.
Não vou embora do Brasil mesmo se tiver oportunidade; não vou fugir. Não vou apenas me zangar ao ver as desigualdades do país, vou também enxergar a chance de mudar a situação. Não vou falar que os brasileiros são preguiçosos e acomodados, vou falar que estão cansados de sofrer. E não vou, antes de tudo, dizer que odeio o meu país, porque sei que devo amá-lo.

Cidade de Deus, Rio de Janeiro.

No comments: