Thursday, May 10, 2007

9,0

*.*
Depois do 6,5...
O espírito baixou, sabe como é ;p

Há algumas décadas, as escolas eram marcadas pelo autoritarismo e violência dos professores. Atualmente, a situação se inverteu, e os alunos estão sendo os autores dos atos violentos no meio estudantil.

Desde que os professores deixaram de lado a palmatória, os alunos foram gradualmente conseguindo espaço dentro da escola. Juntamente com a sociedade, desenvolveram um senso de liberdade exacerbado, praticamente anulando os professores como educadores, deixando-lhes apenas o papel de transmitir informações. Com isso, desconheceram os limites de seus comportamentos e começaram a praticar ações violentas, como "bulling", sem que houvesse uma figura forte para repreendê-los.
Além do fator histórico, as causas da violência crescente nos ambientes estudantis estão também na influências externas que os jovens recebem. É tambem com a sociedade que os alunos formam os seus valores, então quando o estímulo que recebem é violento e preconceituoso, há um reflexo desses valores em suas atitudes. Em famílias desestruturadas e bairros deixados à margem dos benefícios estatais, aliás, os jovens criam um ódio a todo o meio e às pessoas que estão em melhores condições. Esse ódio também é refletido em suas ações.
No ano de 1999, em Colombine, por exemplo, aproximadamente trinta pessoas forma mortas por dois estudantes em plena escola. Os dois jovens, alem de já terem sofrido "bulling" dos colegas anteriormente, estavam submetidos à mídia americana e todos os seus impulsos violentos. Conseguir as armas foi fácil, por ser uma prática legal - e, note-se, liberdade conquistada pela sociedade americana. Assim, a resposta que os dois jovens encontraram para a violência verbal foi a violência fisica, que culminou na morte das pessoas que os abusaram.
Com cada vez mais casos semelhantes, a violência nas escolas esta chegando ao ápice. Os jovens, os autores, não devem ser totalmente responsabilizados por isso, entretanto. A sociedade, esta sim deve se empenhar para solucionar esse problema. Afinal, a culpa tambem é dela.

No comments: