Monday, January 01, 2007

Não me importo


E daí que hoje é primeiro de janeiro de 2007? Até onde eu sei, isso não vai fazer grande diferença. Mas, sabe, segundo a Globo, a transmissora de televisão mais assistida do país -uma pena, na minha opinião -, 2007 é o ano onde meus "sonhos se tornarão verdade".
Uma coisa lógica, é claro... Porque é ÓBVIO que a mudança de data -a virada da folhinha do calendário, para ser mais precisa -vai mudar completamente a minha vida. Certo?
NÃO.
O que falta às pessoas é justamente esse sentimento que elas têm na virada de ano: motivação. Até mesmo esperança. E um pouco de análise crítica também. Afinal, por que com o ano novo meus sonhos serão verdade? Por que eu não posso esperar que meus sonhos se realizem à cada dia, em vez de deixar tudo para o ano que vem?
É como no Natal. Há pessoas que apenas fazem doações nessa epóca e, se você me perguntar se elas fazem isso por generosidade, vou lhe responder que não; elas o fazem para poderem se sentir melhor. Para poderem sentar-se á mesa e desfrutar da ceia sem peso na consciência. "Eu doei", elas pensam, "então posso estar com minha fartura à vontade". Mas, depois de receberem os presentes e de estarem saciados, eles não se importam mais. Nem um pensamento é reservado às crianças que passam fome ou ao pai desempregado.
Se fosse realmente uma questão de generosidade, elas -as pessoas -fariam doações também no resto do ano. Afinal, quem tem fome no natal, tem fome também nos outros dias.
No ano novo, a questão é de realismo mesmo. Acreditar que a simples virada de ano pode mudar tudo é ingenuidade. Se as pessoas depositassem a esperança e a motivação que são presentes nessa época em suas ações ao decorrer dos dias, meses e anos, com certeza as coisas seriam melhores não apenas para elas, mas também para o resto da sociedade.
Talvez, assim, a Globo estera certa; talvez nossos sonhos realmente se tornem verdade. Até lá, porém, há mais coisas a serem feitas do que esperar o ano novo chegar.
Muito mais coisas.

No comments: