Saturday, January 06, 2007

Como eu e você

O ser humano é um ser incrível: tem um cérebro super desenvolvido, o que lhe permitiu, durante a História, se diferenciar de todos os outros animais. Foi capaz de modificar a natureza a sua vontade -e até exageradamente -e conseguiu, apesar de todos os impasses naturais que lhe surgiram, sobreviver e prosperar.
O que diferencia um animal racional de um irracional é justamente a capacidade intelectual; a capacidade de pensar. Era de se esperar, então, que o homem usasse sua alta complexidade cerebral e seus milhões de neurônios de uma forma mais... HUMANA.
Os animais SENTEM. Não pense que aquele bife que você comeu no almoço ou aquele peru natalino que você achou tão suculento surgiram do nada; eles fizeram parte de seres vivos, como você e eu, e que sentem. É carne, e você também é feito de carne. Também não ache que eles foram bem tratados antes de serem mortos, pois não foram.
Tantas conversas sobre igualdade... e sobre a superioridade humana! Todos sabem que o homem tem capacidade de ingerir carne -é um carnívoro -e que, entre os animais e a cadeia alimentar, a ingestão desse tipo de alimento é bem comum. O homem, entretanto, pensa, é racional, então por que não mostra essa sua "superioridade" se IMPORTANDO?
Eu não sei quanto a você, mas eu me importo. Comer algo que já foi vivo, que já se moveu e que SENTIU... Que é um ser vivo como nós e que, por causa de nossa voracidade, passou por situações cruéis e desumanas -sim, DESUMANAS mesmo -para estar em nossas mesas...
Eu me importo, só isso, e sou contra qualquer tipo de crueldade contra animais. Se isso me torna uma pessoa melhor? Não sei, talvez sim, talvez não -não sou a dona da verdade. Se isso me faz me sentir uma pessoa melhor? Sim. Com certeza.

No comments: