Friday, April 13, 2007

6,5

A nota mais baixa em toda a minha vida que eu recebi em uma redação O__O
Estou traumatizada... >.<
Na década de 70, o Japão e os Estados Unidos lideraram a Revolução Técnico-informacional. A partir disso, inovações como a Internet surgiram, interligando o mundo em uma rede. É de se pensa que, com o desenvolvimento tecnológico, o planeta tenha se tornado homogêneo. A globalização, entretanto, é apenas válida para aqueles que têm condições financeiras, privando grande contingente de pessoas de seus benefícios.
Enquanto que, há apenas alguns anos atrás, existiam vários "mundos" no planeta -o árabe, o europeu, etc -, atualmente, há uma cultura padrão. Essa cultura essencialmente americana, porém, apenas faz encobrir a grande desigualdade que existe por trás de cada sociedade. A elite, que impõe o seu modelo de vida ande vive, cria a fantasia de que todos estão como ela, tendo acesso à educação e aos meios tecnológicos. A realidade, entretanto, é diferente.
A parte mais carente da população vive à margem das inovações. Não tem acesso a Internet, nem ao conhecimento, vivendo enganada pela mídia de que faz parte do mundo globalizado. A dita "educação" que recebe apenas colabora com o processo de alienação, e os hospitais públicos são tudo menos inovadores.
A questão é que a globalização e relativa e moldada de acordo com os interesses da elite. Quando a ambição dos privilegiados se volta para uma questão, como a Amazônia e suas riquezas, logo ela é relacionada à globalização. Trantando-se da pobreza e fome de um povo, como ocorre no continente africano, entretanto, não há o mínimo vestígio de integração. Assim, a homogeneidade é ilusória, pois apenas encobre os interesses de poucos.
Apesar da clara contradição que existe entre o individualismo burguês e a relação conjunta pregada pela mídia, a globalização é um tema constante em todo o mundo. Se ela e verídica e íntegra, porém, é outro ponto, e como conhecimento é poder, a dominação continua. O povo segue, assim, enganado -e feliz.

No comments: